sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Retrato de Suzanne Bloch


Retrato de Suzanne Bloch é um óleo sobre tela do pintor Pablo Picasso, produzido em Paris, no ano de 1904. A obra é apontada como uma das últimas do Período Azul (1901-1904) do mestre espanhol e retrata a cantora francesa Suzanne Bloch.

À princípio, ela parece uma mulher feia. Tá bom, ela é feia, feia e enjoada. Mas sei lá, a primeira vez que vi essa pintura eu fiquei encarando-a um tempão. Mesmo com essa cara enjoada, esse olhar morto, essa expressão de desgosto e esse ar de quem já não vê graça na vida, mesmo com essa beleza Amy Whinehouse, ela me encantou. Então eu pensei na beleza e sua relatividade. Porque a beleza depende de quem a aprecia e depende da própria postura a que a pessoa se dispõe. Porque a beleza não é só a beleza, aquilo que é belo de se olhar, a beleza está na aura que envolve todo ser. Talvez você olhe para essa mulher e pense: "Eca, eu não pegaria". Tudo bem. Isso não é importante. O que importa é que veja que, mesmo a feiúra, pode ser muito bela.

Eu me hipnotizei por uma mulher feia, e isso acaba explicando muita coisa...