segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O passar do tempo...

Gente, como o tempo passa rápido! Você olha um menino hoje e amanhã, ele já é maior que você. Ponha-se aí uns cinco anos no que eu disse ser um dia após o outro. Mas é aí que tá: cinco anos passam voando!

Mas falando do tempo passar, parece que têm anos em que o tempo realmente acelera. Por exemplo: a criança nasce e até um ano não faz muita diferença o que ela aprendeu. Ela continua chorando, cagando e comendo - e só! Mas quando o bebê faz dois anos, instantaneamente, ele começa a correr como Usain Bolt, aprende a falar palavras complexas e não fecha mais a matraca! E é nesse ano, entre 2 e 3 anos, que o tempo acelera, e quando você olha para sua criança com 3 anos, você já não a reconhece. Então estagna. Dos 3 aos 5 anos não há grandes diferenças. E quando a criança faz 6 anos, se você não gosta de responder coisas, e ainda por cima, coisas embaraçosas, faça um buraco no chão e enterre-se, porque o moleque vai perguntar sem parar. "Por que dois em inglês é two? Por que o céu é azul? Quantos peixinhos têm no mar? Por que a vaquinha faz mú? Se você quer aprender, pode perguntar. Use a palavra por que. Por quê? Por quê?"... desculpem, me empolguei na musiquinha da Xuxa.

Bom, aí a criança aprende que daquele mato não vai sair coelho e que os pais não vão esclarecer nada, então eles aprendem com os coleguinhas da escola, que aprenderam com os coleguinhas da rua, que aprenderam com os da outra rua, que estudam na escola do governo. Não, não é preconceito, é fato confirmado: os alunos do ensino público aprendem as safadezas da vida muito antes dos do ensino privado. Bom, a criança vai sanando suas dúvidas e praticamente nada muda até os 9 anos. E tome aceleração de tempo entre 9 e 10 anos. A criança descobre a paquerinha. E dá-lhe fofoquinha. Uma menininha dizendo que um menininho gosta de outra menininha. Uma menininha quando briga com sua amiguinha vai lá dizer a mãe dela que ela tá namorando. E não podemos esquecer do quebra-pau que rola quando dois menininhos gostam de uma mesma menininha.

Então tem a fase em que as proporções se duplicam. Meu amigo Paulinho batizou, genialmente, essa fase como "eis-me aqui!" É a puberdade. Até os 12 as coisas se mantêm mais ou menos estabilizadas, mas aos 13... ah! aos 13, você vê o garoto espichar vinte metros e você olha para aquela pirralha e diz: "Como ela ficou gostosa! Quando foi que isso aconteceu? Onde eu estava enquanto ela estava ficando gostosa?" Acho que de repente cai um raio na cabeça da menina e a transforma em gostosa. Só pode ser! Ninguém vê a coisa acontecer, ela só acontece. Por falar nisso, há uma coisa interessante que ocorre. Acompanhem comigo. Há uma menina de 9, de 11, uma de 13 e outra de 15 anos, e as duas do meio são amigas enquanto as da ponta têm outras amigas. Então, depois de dois anos, a primeira tem 11, a segunda, 13, a terceira 15 e a última 17, e as coisas se transformam. Mesmo elas continuando, claro, com a mesma diferença de idade, as coisas  mudam. A que agora tem 17 é amiga da de 15 dessa vez, e esta se afasta da que agora tem 13, que por sua vez, descobre ter afinidade com a que agora tem 11. Mais dois anos e fica assim: 13, 15, 17 e 19. O que acontece? Agora pode acontecer várias coisas, mas pode acontecer que a de 19, mesmo apenas  dois anos mais velha que a outra, já não goste da amizade que tinham, ou porque experimentou o sexo, ou porque entrou na Universidade ou sei lá o quê. E aí as duas do meio, 15 e 17, voltam a ser amigas, ao mesmo tempo que a de 15 também é amiga da de 13... Deu para entender? Elas SEMPRE vão ter a MESMA DIFERENÇA de IDADE, mas enquanto o tempo vai passando, a vida vai unindo-as e separando-as, conforme as necessidades.*

Bem, depois que acaba esse "Boom", o que varia de pessoa para pessoa, mas geralmente acaba aos 18, dos 18 aos 30, ninguém muda tanto assim. O que acontece é que alguns casam, outros ficam mais ricos e todas essas diferençazinhas básicas. O que me lembra os velhos. Os velhos não envelhecem, simplesmente porque eles já são velhos. Parece que quando a pessoa vira velha, pronto, você é velho, sua aparência não vai mudar até você morrer, a não ser que você tenha dinheiro para cirurgias plásticas. Dos 60 aos 100 não dá para saber muito bem que idade a pessoa tem. Brincadeira. Mas a maturidade é a mesma.

Parei por aqui. Caramba, a vida é curta! Lembrem-se: a vida é curta e ela cabe numa postagem de blog.

* Não quis dizer que é impossível ter amizade com alguém de outra idade. É só uma tendência. Afinal, a idade está muito mais em nossas mentes.