sábado, 25 de setembro de 2010

Pais e filhos


♪...Estátuas e cofres e paredes pintadas, ninguém sabe o que aconteceu...


Não é isso.

Recado aos pais: seus filhos não pertencem a vocês. Apesar d'eles dependerem de vocês por um longo período de tempo e acabarem com o restinho de paciência que lhes sobraram, eles não são seus. Vocês não podem culpá-los caso eles se mudem ou casem e dêem amor a outras pessoas. Outra coisa: discordar não é desrespeitar. Se eles não seguirem a religião que vocês desejam, se eles não defenderem vocês quando vocês estiverem errados (porque, acreditem ou não, vocês erram), se eles não concordarem e não seguirem seus conselhos, o problema é todo de vocês. E não se culpem. Quase nunca. Se vocês não forem assassinos sanguinários (e só se forem sanguinários), aí sim vocês podem ter parte no que seus filhos se tornarão. Os pais sempre vão procurar fazer o bem para seus filhos, salvo raras exceções, e eu acredito. Mas o resultado não é perfeito. Seus filhos não são vocês. Então, em vez de pegar em seus pés, apenas apontem o caminho e a vida se encarregará de mostrar se estão certos ou não. 

Aqui um recado apenas para o pai: se sua filha tem 21 anos ou mais, ela não é mais virgem. Algumas podem ser, mas acredite, é melhor desencanar; mais dia menos dia, a coisa vai rolar. E mesmo que ela permaneça virgem por um tempo maior, nem pense que sua mente ainda é a mente da menina de 10 anos que você um dia conheceu. Um conselho: preocupe-se em tratar bem a sua esposa, dar conta do recado e não perdê-la para outro. Esqueça sua filha, ela com certeza está bem acompanhada esta noite... esta tarde ou esta manhã. "Não", diz o pai babão, bobão e bundão. "Tenho certeza que minha filha é pura. Sempre chega às dez." Bobããããoooo, sexo não é coisa que se faz apenas de noite. Não compare sua vida sexual com a da sua filha, porque você perderia feio! Eu acho que acabei com eles... estou sinceramente penalizado... mas alguém tinha que dizer a verdade! E se você é daqueles que defende com unhas e dentes a castidade da sua filha enquanto manda seu filho para abater as filhas dos outros, se me vir na rua, dobre a esquina, seu hipócrita!

Pais, às vezes seus filhos não vão amar vocês, o que é lamentável; mas, fazer o quê?, às vezes eles são idiotas, mas como eu já disse, a culpa não é de vocês. Façam e não esperem nada em troca, porque a decepção pode ser enorme. Eles não pediram para nascer e aposto que foi muito prazeroso concebê-los. E se seu filho foi gerado durante uma transa péssima, problema de vocês. 

Recado aos filhos: em primeiro lugar, se não fossem por eles, vocês nem tinham nascido. "Ah, eu não pedi pra nascer..." Que se recusassem a sair! Que se matassem lá dentro! Sabe quantos bilhões de espermatozóides morreram para que vocês tivessem nascido? Deixem de frescura, vocês quiseram nascer... quiseram... quiseram... Não achem que seus pais têm o dever de sustentar vocês e fazer todos os seus gostos. Legalmente, pode até ser. Mas se vão ficar esperando tudo na boquinha, como alguém poderá lhes levar à sério? Eu me revolto ao escutar de um filho: "Vocês tem que me sustentar. É lei." Não! Vocês devem aos seus pais! Reconheçam que sem eles vocês não poderiam viver e pensem nisso toda vez em que forem ingratos e imbecis. Outra coisa: vocês são muito bons, educados e compreensivos, na rua. Fora de casa, vocês não são ninguém. Engolem sapos de quase todo mundo, mas quando seus pais falam qualquer coisinha, aí o bicho pega: se revoltam, viram independentes, armam o maior escarcéu. Porque sabem, que, na teoria, eles não vão te fazer coisas ruins. No fundo, tratar os pais com agressividade e ser molenga nas ruas é só um sinal de covardia. Eles enchem o saco, eu sei, mas escutem; se não concordam, digam. Eles podem não gostar, então façam-se de surdos... mas não debochem. E vocês podem mandar seus pais pr'aquele lugar, o mundo é livre, mas se certifiquem que já tenham como se virar sozinhos. E trocar ofensas, se você é pai ou filho, só vai causar ódio, uma bola de neve de ódio que vai levar todo mundo abaixo.

Final: nenhuma relação é fácil, e a relação entre pais e filhos parece que é a mais conturbada, porque envolve muitas e muitas coisas. Eu defendo o diálogo. É uma pena que seja tão raro ver uma relação de cumplicidade entre pais e filhos. Mais disso faria tão bem ao mundo...! O mundo já está tão frio para termos essa frieza até nos lares familiares...! Amem mais e esqueçam o orgulho.