quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Justiça

A Justiça é cega. E isso significa dizer que ela não deve enxergar quem merece e quem não merece, e sim quem está certo e quem está errado. Certo? Errado! O termo "justiça cega" é um tipo de metáfora para explicar que ela não vê as diferenças entre as pessoas, se são ricas ou pobres, famosas ou desconhecidas, bonitas ou feias. Mas tem coisa que ultimamente a Justiça não está conseguindo enxergar. Por exemplo: quem são os culpados e quem são os inocentes. Existem outros símbolos para a Justiça. A balança, que representa o equilíbrio e a igualdade, e a ponderabilidade para resolver as questões. Também tem a espada, que representa a força, a força que vai garantir que as punições cheguem a quem as merece.


Mas o símbolo da moda é o símbolo da cegueira mesmo! Nada contra os cegos. Eu os respeito muito. E também porque seus outros sentidos são tão apurados que nem precisam da visão. Mas a Justiça, ela está cega, surda, muda? (faz muito tempo), e, por que não?... está meio louca também. Além disso tudo, ela é lenta, e como uma lesma míope, ela tenta caminhar e se perde no meio de subornos, corrupção e uma infinidade de apelações. Se você é pobre e desimportante, você é rapidamente levado ao pior caminho possível. Se você tem posses, você leva as coisas até os últimos limites, e isso vale para os culpados e também para as vítimas. Por que então você acha que ainda não encerraram o "caso Serrambi"...?

Então, onde está a imparcialidade? A Justiça é cega, e parece que é muito malandra também. Cega, quando se trata de julgar adequadamente. Mas tem os olhos vivos para beneficiar este e aquele outro... Não sei como funcionaria, e sei também que isso é só emblemático, mas a Justiça sendo cega só está deixando os fatos passarem por debaixo do próprio nariz. Vamos dizer "justiça atenta", "justiça sábia", ou, finalmente, "justiça justa" - o que, infelizmente, não é pleonasmo da minha parte -; mas a justiça cega não está dando mais para aceitar.