quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ser autoconflitante ou ter alma mentirosa?

Como Dr. House diz: Everybody Lies (todo mundo mente). Para se sair bem; para não se dar mal; para passar alguém pra trás; ou simplesmente para se proteger ou proteger alguém. As mentiras são utéis, e de vez em quando, são até boas. Tudo bem, ninguém precisa ser super sincero. Mas acho que certos exageros devem ser evitados. De todo modo, não estou condenando ninguém, não é para analisar o quanto a mentira atrapalha o convívio entre as pessoas que estou aqui agora. Quer dizer; é sim!... mas não desse jeito...

Existem espécies de pessoas que não mentem mas mentem... Deu para entender? Não? Nem eu! Vamos tentar de novo. Existem exemplares de pessoas, que infelizmente não estão em extinção, que carregam tanta mentira, tanta enganação, tanta ilusão, que não sabem que estão mentindo, porque elas são uma mentira. E se você é uma mentira, você não sabe que é, pois é natural; é você simplesmente sendo você. Ou melhor: é você não sendo você, porque é uma mentira. Confuso? Imagina para essas pessoas... imagina para quem convive com essas pessoas... É que tem gente que pode ter dito uma verdade, provada e assegurada (como dizer que uma esfera é redonda, por exemplo), e mesmo assim... mesmo assim ter mentido.

Como defesa ao mundo caótico e sem amor, as pessoas vão criando escudos, e devagarzinho vão criando suas próprias leis da verdade, e com isso, enganam-se a si mesmos. Você pode repetir que é o bonzão do pedaço: Eu sou o bonzão do pedaço. Eu sou o bonzão do pedaço. Eu sou o bonzão do pedaço... Um dia você vai acreditar nisso, por tanto repetir isso, e não por constatar que isso é verdade. Resultado: você só vai fazer tudo errado, porque você interpretou errado o que era, e com isso, você fará escolhas erradas porque se baseou em coisas que nunca existiram. Sua intenção é boa. Ok, você pode ser uma pessoa boa. E pode até ser feliz assim (já que você desconhece você mesmo). De qualquer forma, é um erro, que você pode ou não ter que pagar por ele. Resumindo, você é mentiroso até a alma! Diz a verdade, mas como não sabe quem é, não saberá as razões da sua verdade, e portanto ela se transformará na mais pura mentira.

Se ninguém sabe perceber que tem a alma mentirosa, existe cura para esse mal? Tem e se chama: autoconhecimento. Só não saberia dizer se isso já nasce com a pessoa ou se ela pode treinar no decorrer da vida. Tudo depende da genetíca e do âmbito... é o que dizem. Mas como saberei se tenho isso para procurar autoconhecimento, se não dá para perceber? Ora, você não precisa ver com os próprios olhos. Alguém te dá um toque... ou você lê em algum lugar... O pior cego é aquele que não quer ver. Mais cego ainda é aquele que mesmo quando vê, finge que não viu. Por que todas as pessoas não procuram o autoconhecimento? Porque doi, doi bastante. Mais uma velha máxima: A verdade doi. E também porque o autoconhecimento é complicado, requer algumas habilidades mentais. Mas acostuma-se.

Outra coisa é o conflito que às vezes ocorre. Ter autoconhecimento é um compromisso feito com você, e quando você assume esse compromisso, você se pune quando falha. Não, não é nada como o Opus Dei, não se preocupe. Mas você vai cometer um deslize e isso te deixará em conflito. Sabem, nossas mentes são muito complexas, e tentar pensar em todos os pontos não é tarefa fácil. Tentar explicar e achar a verdadeira verdade pode te colocar em situações embaraçosas.
Imaginem isso:
- Você me ama?
- Bem, isso não é tão simples de responder...
- Claro que é. Você me ama?
- Bem, eu gosto muito de você. Amar, eu não te amo ainda; mas o que importa é que sei aonde quero chegar. Eu quero te amar, eu quero viver com você pelo resto da minha vida. E eu tenho certeza que vou te amar, e está muito perto disso acontecer...
- Mas você não me ama?
- Não ainda, mas...
Levou um tapa na cara. 

Viu? É complicado. A verdade só dará certo no mundo se o mundo inteiro se combinar e ser verdadeiro. Sei que isso não parece tão bom, mas com certeza seria melhor, acreditem.  É uma questão de ser justo, de ser verdadeiro com você e com as pessoas ao seu redor. Bem, não precisa ser tão radical. Ninguém nunca será um perfeito verdadeiro. Tudo bem... Minta, mas, por favor, não seja mentiroso!... e cuidado com as "verdades sinceras" que te dizem por aí...