segunda-feira, 12 de julho de 2010

Game Over.

A copa acabou e a alegria deixou a África... Ou será que a copa é que ficará mais alegre de agora em diante? Esta foi a décima nona edição, mas não se pode dizer que foi só mais uma copa, ela mudou um lugar, e nunca mais será a mesma. Agora que acabou, o futebol voltará a ser banal, acompanhado apenas por meia dúzia de povos, o futebol ficará de novo sem graça, sem união... sem cor. Com as tristezas e as expressões alegres, que caracterizam o povo africano, a copa se mudou... e o caminhão da mudança vai lentamente se mover, se despedindo de país em país, campeões ou não, para estacionar no Brasil em 2014.


Mas antes de pensar no futuro, tem que se afirmar que a copa ainda não se despediu por completo do Primeiro Continente. A África não mudou por conta da copa, ainda terá seus problemas, e quando se esquecerem da copa, voltarão novamente a dar as costas para ela. O que pareceu um mês de perfeição era só nos estádios, ganhando ou perdendo; mas no jogo do mundo e da humanidade as vitórias são muito poucas. A copa serviu para fazer com que todos os olhares se voltassem para a África, e a esperança é que esses olhares continuem por lá. O futebol adora a beleza, os belos adoram a copa, a copa adora torcedores, belos ou feios, do jeito que for; o que se espera agora é que os torcedores, que gostaram tanto de ver a beleza da copa, olhem para o continente onde houve a copa, sem a copa, e achem a beleza dentro de terra tão humilde, e que encarem do jeito que for (assim como a copa fez com todos os torcedores), porque a feiura da fome, da miséria e da doença merecem e têm que ser encaradas com a mesma atenção que houve quando estava tudo tão belo durante a copa. Sabemos que o futebol é o maior esporte do mundo; quando ganham o exaltam; ao perderem dizem que é "só um jogo". Vamos ver agora: O que o futebol ser tornou? No que nos tornamos? Será que ainda temos coragem de encarar isto e resolver o problema? Ou será que para sempre fingiremos que a única coisa a ser olhada tem que ser esta?

A copa do mundo virá ao Brasil, e o que fará por nós? Trazer o hexa? Isso é muito pouco! A taça do mundo pode ser nossa, e o brasileiro vai comemorar, como não comemora o avanço do País. Próximo evento: Eleições. Torcer é mais fácil que votar...