terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Uma pena o mercado financeiro não ter as mesmas regras que o jogo banco imobiliário

Eu não sei como funciona nada ligado ao mercado financeiro, ações... cotação da moeda... câmbio... dow jones... mas chego a conclusão que isso é muito louco. Pode não ter nada a ver, como de fato não tem mesmo, mas acompanhem meu raciocínio. Em um lugar em que todos enxergam mal, quem é que vai ter a ousadia de chamar alguém de cego? Em um lugar em que todos estão perdendo a força financeira, quem é o pobre? Queria... queríamos que fosse tão fácil assim. Já que todos estão na mesmo situação, não deveria ter mudado nada. Eu sinceramente não consigo entender como em um belo dia as bolsas caem, os bancos começam a falir, a casa desanda. (Alguém, por favor, me explique, pois não entra na minha cabeça nada daquilo que acontece com nosso dinheiro). Nada disso importa, o que eu quero dizer é: Em tempos como esse, eu me pergunto "Que merda é essa? Será mesmo que nosso sistema é bom? Será que podia ser diferente? Ou o capitalismo foi inevitável?". Sem nenhuma fundamentação, começo uma louca argumentação... Digamos que exista uma certa quantidade de dinheiro no mundo, e esse dinheiro está meio dividido entre as pessoas no mundo. Claro que não tão bem dividido. Com o passar do tempo o dinheiro vai indo mais para umas pessoas e menos para outras, uns chegaram a falência e outros nadam no dinheiro (como o jogo banco imobiliário), e isso vai circulando, circulando, circulando. O dinheiro vai para fulano, para beltrano, e para sicrano. Até aí tudo bem. EU SÓ NÃO ENTENDO O QUE DIABOS ACONTECE QUE FAZ COM QUE TUDO O QUE FULANO ADQUIRIU NÃO TENHA MAIS VALOR DA NOITE PRO DIA! Jogaram uma bomba no meu banco imobiliário? No fim, é tudo papel. Ou não.

Bem, esse post saiu de controle, tudo porque o blogueiro inventou de falar de um assunto do qual ele desconhecia inteiramente. Mas servirá para você pensar se você realmente entende tudo sobre isso, ou se apenas finge que está entendendo. E para mim, se eu realmente não entendo tanto, ou se não quero entender, pois quero revolucionar de alguma forma.