sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Preconceito.

O preconceito não é só essa coisinha de avaliar uma coisa sem a conhecer. Acredite, essa não é a pior parte. Na verdade, temos que dividir o preconceito em dois. Um: pré-conceito, como o nome já diz, é um conceito formado prematuramente. Dois: esse preconceito é uma coisa tão funda dentro do pensamento do preconceituoso, que parece mesmo não existir.

É desse "Dois" que tentarei falar.

Vamos dividir o mundo em duas partes: as pessoas "normais" e as pessoas "diferentes". Depois dividiremos estas em outras duas partes. Normais preconceituosos e normais não-preconceituosos. Diferentes preconceituosos e diferentes não-preconceituosos. Agora está claro? Dividimos o mundo em quatro partes!

Por que ser preconceituoso?

Aparentemente não há motivo algum. Mas a razão está num dos piores aspectos humanos, que é o famoso "pisar em cahorro morto". Desculpem o jeito de falar, mas a paciência de aguentar esse tipo de coisa já se esgotou em mim. Quando as pessoas vêm que alguém está em um nível mais "baixo" que eles, eles encontram aí a grande oportunidade em se sentir bem com isso. É o puro "rir das desgraças dos outros". Podem nem saber que estão fazendo isso, mas estão. Consideram-se muito evoluídas para serem movidas por esse sentimento retrógrado, mas na primeira opurtunidade estão falando o que não costumam falar, fazendo o que não costumam fazer, colocando, com um jeitinho imperceptivel, o alvo num patamar ainda mais baixo.

Existem pessoas que não podem ser tratadas como todas as demais.

Sim. Porém, a questão não é exatamente essa. Claro que você não vai dizer a um cego para ele atravessar a rua sozinho se ele lhe pediu ajuda. Claro que você não vai falar de mulheres gostosas com seu amigo que é gay. Claro que você não pode esperar que alguém corra sem que essa pessoa tenha pernas. E claro, um homem e uma mulher não são iguais.  Mas o que tem que ficar claro é que (aqui, infelizmente, terei que excluir os gays e o conflito homem vs. mulher. Isso não irá se aplicar a eles. Vamos falar em deficiências físicas). Mas o que tem que ficar claro é que eles não são idiotas. Ora, já pensou se alguém é, por exemplo, um mau jogador de futebol, e sempre que o preconceituoso o vê, vai até ele e diz: "Você quer uma bola nova e uma barra menorzinha para você ir aprendendo?" "Se você quiser eu fico te ajudando." "Ah, chegou o melhor jogador do universo, aquele craque que faz a torcida vibrar nas arquibancadas!"
Assim, o preconceituoso parece um idiota, não parece? Leve isso para outros aspectos e você verá que ele continuará sendo um IDIOTA!!!

Como reconhecer um preconceituoso.

Não aquele preconceituoso assumido. Não. Esse se consegue detectar só ao olhar em sua cara. Falo do preconceituoso oculto. E esse tipo só pode ser reconhecido por alguém que é atingido por seu preconceito. Vamos lá:
1. Observe como ele trata as pessoas e observe como ele lhe trata, considerando o grau de proximidade.
2. Veja se seus olhos brilham penalizados (eca!) para você.
3. Tente perceber se ele está tentando adivinhar o que você quer, por achar que sua vida é resumida. (Esse é clássico.)
4. Confira se ele tenta te ajudar antes mesmo de você pedir.
4-1. Conselho: agradeça e diga que não quer ajuda. Vinte segundos depois, chame-o e peça a ajuda de que precisava. (Isso é uma experiência íncrivel!)
5. Detecte seu tom de voz. Se você encontrar uma semelhança com o tom de voz que ele usa para uma criança, fudeu! se afaste.

Conclusão.

Bom, não preciso falar dos que não são preconceituosos, em parte porque estou falando do preconceito e não do não-preconceito, e em parte porque eles não fazem mais que sua obrigação. Quanto aos "diferentes preconceituosos", estes acreditam que esses daí de cima estão certos. Não há o que dizer sobre eles, pois não consigo entendê-los.

Defesa.

Talvez nem todos os preconceituosos sejam motivados pelo que eu disse no tópico "Por que ser preconceituoso?". Tratar alguém de todos os jeitos que acima mencionei, nem sempre significa o que também acima mencionei. Talvez seja sem querer... talvez seja um costume... talvez seja só um jeito de ajudar... Tudo é relativo!
Mas todos sabem identificar quando alguém está sendo maldoso ou não.