segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O esquizofrênico da Liberdade

Eu sempre achei esse negócio de loucura algo muito louco. Claro! A loucura é uma coisa das mais relativas do universo. A loucura é mais relativa que o próprio universo. A loucura é mais relativa do que a teoria da relatividade, que, aliás, é outro troço louco... como também pode ser considerado louco aquele que idealizou a teoria. 

O que é loucura? Segundo o Wikipedia: "A loucura ou insânia é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade". E isso é muito relativo. Fernandinho Beira-Mar é louco ou um empresário visionário? O atirador norueguês, Anders Breivik, é louco ou só um cara metido a besta com muito preparo, muita munição e princípios éticos deturbados? Hitler era louco ou alérgico a qualquer organismo vivo? Lula é louco ou apenas distraído? Fernando Gouveia, o esquizofrênico da Liberdade, é mesmo louco só por que ouve vozes e quer se matar?

Fazer loucuras não faz ninguém ser realmente louco. Devem existir loucos que de tão loucos não conseguem nem fazer suas loucuras. Podemos cometer loucura sem sermos loucos. E podemos ser loucos sem nunca termos  feito nada para as pessoas pensarem isso da gente. Eu posso ser mais louco que esse cara. E ele pode fazer muito mais sentido do que eu. Depende do dia. Depende da gente. Depende dos outros. E depende do próprio universo. No fim, somos todos loucos, mas uns sabem controlar e outros não. Ser louco é não saber controlar a loucura que existe dentro de todos nós.

Não é que eu não acredite na loucura, apenas estou convencido que metade dos loucos não vão fazer loucura nenhuma se não enchermos o saco deles. Soltem os loucos? Não é bem por aí. Mas não se pode privar um louco da sociedade por loucuras pequenas. É como privar um religioso de ir à igreja só porque ele  se imaginou fazendo sexo com a mulher gostosa do vizinho.

O que não pode é o louco estar em sua casa, fazendo suas loucuras rotineiras, e vir mais uma cambada de loucos para dizer que o louco de tão louco será interditado. Porra! Não é por nada não, mas mereceram cada tiro. Como que em sã consciência decidem ir na casa do louco para dizer: "Olá, seu louco, a gente veio aqui para lhe entregar um documento que atesta que o senhor é louco e que não pode responder por si próprio. Assine aqui, por favor. Em duas vias, Ok? Obrigado. Agora troque de roupa, ponha um perfuminho, penteie o cabelo, que nós vamos lhe levar para o manicômio". Seria louco se assinasse! Sério. Se ele não pode responder por ele, como ele vai responder por ele para justamente dizer que não pode responder por ele? Querem endoidar o doido? É muita loucura para a pobre cabecinha do louco. Queria que fosse de metralhadora! Espera o cara ter uma crise e interdita ele. Agora esperar que o cara reconheça: "Ih, é mesmo. Vocês me convenceram. Eu sou louco." Esperar esse tipo de reação é provar ser muito mais louco que o próprio louco. Parabéns!